Saltar para conteudo Mapa do site

Cultura e Identidade

Pensamento

27 de março 2024
15h00

Centro de Congressos

Informação adicional

Entrada gratuita


Cultura e Identidade

Pensamento

27 de março 2024
15h00

Centro de Congressos

Informação adicional

Entrada gratuita


Ficha técnica do evento

 

Sinopse do evento

Durante o ano de 2024, Aveiro pretende ser um palco para a reflexão sobre um conjunto de temas que marcam a agenda local e global, tendo como base os seus temas trimestrais. Para cada conferência são convocadas figuras proeminentes para uma reflexão em torno da relação da cultura com a identidade, a democracia, a sustentabilidade e a tecnologia.
Na primeira etapa, serão também abordados os programas de participação de Aveiro 2024, numa sessão própria, com a discussão a dedicar-se ao papel da cultura na formação de comunidades e na inclusão social. 

COMUNIDADES | COMUNS IDENTIDADES
15h00-16h30
Na primeira parte desta conferência, aborda-se a noção de comunidade e o modo como esta está intuída em cada um de nós como algo que nos une, gerando uma dinâmica que nos aproxima, nos leva a trabalhar em conjunto e a definir um sentido comum para o futuro. É algo interior, como uma força magnética que se manifesta mas não se vê. Leva-nos a realizar tarefas em colaboração, mas também a dividir territórios, uma vez que suscita o estabelecimento de fronteiras e diferenças. É sobre estas forças, ocultas e manifestas, que se irá discutir e dialogar, contando com a participação de todos.

Oradores:

  • Marco Martins, cineasta e encenador
  • João Garcia Miguel, Diretor Artístico
  • Armando Punzo, encenador, ator – Vencedor do Leão de Ouro de Carreira na Bienal de Veneza 2023
  • Teresa Grancho, Vereadora na Câmara Municipal de Aveiro

EDUCAÇÃO, BEM-ESTAR E MOBILIDADE SOCIAL EM PORTUGAL
16h45-18h00
A segunda parte da conferência irá visar as matérias relacionadas com a educação, o bem-estar e a mobilidade social em Portugal e nas sociedades contemporâneas do século XXI, e a sua correlação com a cultura.
Cultura como Identidade intrínseca a cada indivíduo e a cada comunidade. Partindo desta definição, cultura é o epicentro, o traço comum, o perfil base, a partir do qual partirmos à procura do desenvolvimento de políticas e aprendizagens sociais de desenvolvimento global. Um momento de reflexão na procura de soluções, perspetivas e abordagens à Cultura e Identidade do século XXI.