Saltar para conteudo Mapa do site

Festa Arte Nova

Informação adicional

Entrada gratuita

Informações:
Museus de Aveiro | Museu Arte Nova
Email: museusdeaveiro@cm-aveiro.pt
Telefone: 234423297

Festa Arte Nova

Informação adicional

Entrada gratuita

Informações:
Museus de Aveiro | Museu Arte Nova
Email: museusdeaveiro@cm-aveiro.pt
Telefone: 234423297

Ficha técnica do evento

Ficha Artística:
T: Réseau Art Nouveau Network, Museu Arte Nova


Sinopse do evento

Aveiro tem duplo motivo para celebrar o dia 10 de junho. Se, antes de mais, é o Dia de Portugal, é também o Dia Mundial da Arte Nova. A efeméride, promovida pela Réseau Art Nouveau Network e envolvendo todos os membros da rede, comemora o espírito que preside a este movimento artístico, nas suas diferentes manifestações e geografias. A partir do Museu Arte Nova e no contexto do programa Nova Arte Nova, propõe-se um conjunto de atividades que evocam este dia e realçam a sua presença em Aveiro.


PROGRAMA

Tema global da Réseau Art Nouveau Network | A Luz

Aveiro tem duplo motivo para celebrar o dia 10 de junho. Se, antes de mais, é o Dia de Portugal, é também o Dia Mundial da Arte Nova. A efeméride, promovida pela Réseau Art Nouveau Network e envolvendo todos os membros da rede, comemora o espírito que preside ao movimento Arte Nova, nas suas diferentes manifestações e geografias. A partir do Museu Arte Nova e no contexto do programa Nova Arte Nova, preparamos um conjunto de atividades que evocam este dia e realçam a sua presença em Aveiro.

Eventos Permanentes | 8 - 13 junho


Revisitar Mucha
Instalação - Roteiro Arte Nova
Alphonse Mucha foi um dos artistas mais conceituados na Arte Nova, tendo produzido muito material publicitário na época. Partindo desse conceito, em pontos chave da cidade estarão disponíveis Stand Ins inspirados nas musas de Mucha, para fotografias dos visitantes e consequente divulgação e promoção do evento.

Paisagens Sonoras da Belle Époque, Samuel Marques e Vasyl Tsanko
Concerto
Local Museu Arte Nova (janelas)
Hora 18h00
A Arte Nova, movimento artístico fortemente inspirado por formas e estruturas naturais e marcadamente simbólico, esteve em voga num período conhecido por Belle Époque. Nesta "Bela Época", situada entre duas guerras (a Franco-Prussiana no final do séc.XIX e a 1ª Guerra Mundial, já no séc. XX), ocorreram profundas transformações culturais que se traduziram em novos modos de pensar e viver, com a arte em lugar de destaque no quotidiano. Foi a era da beleza, da inovação e da paz.
Neste recital, o espectador é convidado a percorrer as paisagens sonoras da época, experienciando sensações e obtendo impressões de obras de importantes compositores europeus como Debussy, Ravel ou Fauré. À semelhança dos pintores impressionistas, que aplicavam a técnica de justaposição de cores diferentes sobre a tela (não as misturando na paleta) para então sugerir uma nova cor aos olhos do espectador, Samuel Marques e Vasyl Tsanko propõem ao público descobrir algumas das mais belas e elegantes melodias compostas na época da Arte Nova, com especial destaque para os países representados na Réseau Art Nouveau presentes em Aveiro na edição da Festa Arte Nova 2024.


9 junho


Chá das Cinco, Coração nas Mãos
Novo Circo
Local Rossio
Hora 11h00 | 15h00
Peça para quatro amigas mais uma que nunca mais chega. O presente, o aqui e o agora, aquando do bebericar e do desfrutar da essência da infusão. Mas, ao contrário do que se espera, a paz não acontece. E a utópica calma do chá contrapõe-se às ansiosas situações e imprevistos que dele vão surgindo – a água que nunca mais aquece, o chá que nunca mais está pronto e a amiga que nunca mais chega.

Frágil, Cia. Maria Andrés
Multidisciplinar
Local Praça Dr. Joaquim Melo Freitas
Hora 18h00
FRÁGIL, é um espetáculo a solo de clown gestual e poesia, que recorre às ferramentas de clown mais clássicas e as funde com novas linguagens como a poesia. Com umas quantas caixas como único elemento cênico, investiga sobre a fragilidade humana, numa espera plena de sonhos, expetativas, medo e garra, muita garra de viver.

iLUMiNADOS, Radar 360º (estreia)
Multidisciplinar
Local Museu Arte Nova
Hora 21h30
Todos nós temos um universo mágico que carregamos da nossa infância. Candeeiros humanos, autónomos, espalhados por pontos estratégicos, transformam os espaços que habitam, e deslocam-se através deles com movimentos específicos: acendem, apagam, respiram, interagem... Com este trabalho, a companhia RADAR 360º, quer reforçar o ato criativo no universo das artes de rua, apostando numa intervenção não convencional, com fortes contornos plásticos e características multidisciplinares. Explora o conceito de instalação e associa a composição coreográfica de movimento dos corpos no espaço, á luz como cenário visual vivo.


10 junho
Dia Mundial da Arte Nova

Floratech, Persil Noir
Instalação
Local Rossio
Hora 11h00 – 13h00 | 14h30 – 18h30
FLORATECH é uma instalação artística imersiva que busca despertar uma experiência estética e emocional única! Convida os participantes à conexão com a natureza, explorando a sua própria sensibilidade e criatividade. É uma celebração da beleza efémera das flores e da música como linguagem universal. Através da interação com as flores, os participantes podem explorar a sua musicalidade, conectando-se com a arte de forma participativa.


11 junho

Ecos da Belle Époque: Gala de Ópera
Plateia Protagonista
Local Mercado do Peixe
Hora 21h30
Plateia Protagonista tem a honra de apresentar uma gala de ópera focada nas óperas do período Arte Nova. A música dos grandes compositores deste período sobe ao palco num concerto comentado e promete um excelente momento de fruição histórica e musical.


12 junho


O Mundo Arte Nova. A Transformação da Natureza
Exposição – Inauguração
Local Museu Arte Nova
Hora 18h00
A Arte Nova é a primeira corrente artística original do século XX, reconhecida por transmutar os elementos da Natureza em arquitetura e em objetos decorativos. A Arte Nova tem, contudo, várias outras caraterísticas originais: está presente em toda a Europa, associada a cidades em processo de industrialização e é impulsionada pela burguesia; segue um conjunto de conceitos que a unificam – inspiração na natureza e interligação entre beleza e função / forma – mas em cada cidade onde se desenvolve introduz elementos particulares que se prendem com os vários contextos locais. A Arte Nova também tem o condão de estar presente em todos os campos, constituindo uma síntese entre várias disciplinas, expressando-se na arquitetura, escultura, artes gráficas, artes decorativas e pintura. Também desenha objetos destinados à produção em massa nas fábricas de 1900. A Arte Nova conseguiu transformar os elementos da Natureza, o seu ponto de partida, na Obra de Arte Total.
Resultado do convite lançado aos parceiros da Réseau Art Nouveau Network, a exposição revela as diferentes abordagens da natureza que caracterizam cada uma das cidades europeias. Uma verdadeira viagem pela Europa e da perceção da Natureza no período da Arte Nova.
Cidades Alcoi; Alesund; Aveiro; Bruxelas; Budapeste; Darmstadt; La Chaux-de-Fonds; Riga; Terrassa; Wiesbaden

Novos Naturalistas
Mesa redonda
Local Museu Arte Nova
Hora 18h30
A Arte Nova apropria-se da Natureza para desenvolver um programa de arquitetura e de artes decorativas que procura introduzir a sensação e os motivos do mundo natural nas casas citadinas dos burgueses e da classe média, grupos sociais em ascensão, na Europa de 1900. Esta perspetiva da Natureza como fonte de estudo e de inspiração prolonga-se até ao presente pela mão de designers e de artistas. São os novos naturalistas.

Tocador de Realejo, Cia. Marimbondo
Música
Local Praça do Peixe
Hora 19h30
Um realejo, vindo diretamente da Floresta Negra da Alemanha, encanta com a sua música de rolos de papel. Uma parte importante das memórias afetivas que remetem para a época da Belle Époque e Arte Nova são justamente as suas sonoridades, sendo a música um modo elegante de assinalar algo importante, enriquecendo e embelezando o percurso pelos edifícios do roteiro.

Saída: Centro de Saúde de Aveiro


13 junho


A Cidade vestida de Cor
Local Museu Arte Nova
Hora 15h00
Uma visita dialogada pelo património azulejar de Aveiro e com destaque para a produção e utilização de azulejos Arte Nova.
Sujeito a inscrição prévia para o e-mail museusdeaveiro@cm-aveiro.pt.
Limitado a 20 participantes.